Energias
Renováveis

Energia Eólica

  • 1.São 695 parques eólicos e mais de 8,3 mil aerogeradores, que somam 18 GW de capacidade instalada no Brasil atualmente. Para 2024, o volume projetado e a capacidade instalada é de 28 GW...
  • 2.A energia eólica representa atualmente 10,7% da matriz elétrica brasileira. A expectativa é que o país chegue ao fim de 2025 com taxa de 13,2%..
  • 3.O Nordeste concentra 90% dos empregos gerados na cadeia eólica, com expectativa de criação de 1 milhão de novos empregos até 2038, sendo 10,08 empregos diretos/ano e 4,91 indiretos/ano...
  • 4.O Brasil passou de 15ª (2012) posição para 7ª (2021) em produção de energia eólica no ranking mundial do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC)...

Energia Solar

O maior potencial solar do Brasil está no Nordeste com 40% da capacidade instalada do total do país. Atualmente tem 1,3 GW em usinas e sistemas solares fotovoltaicos de médio a grande porte, o que representa 0,8% da matriz elétrica nacional; Em 2020 a capacidade mundial instalada chegou a 800 GW.

Em 2019, o setor trouxe ao Brasil R$ 10,7 bilhões em novos investimentos e mais de 63 mil empregos.

Uma usina solar de 100MWp gera energia para 20.000 casas e evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 por ano.

Biomassa

Considerada a terceira fonte de energia mais utilizada no Brasil, a biomassa vem ganhando cada vez mais espaço na matriz energética brasileira. Ela é responsável por pouco mais de 9% da eletricidade consumida no país é obtida pela queima de materiais orgânicos. Entre as fontes de biomassa mais usadas estão o bagaço da cana-de-açúcar (que representa 78%). A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância para o desenvolvimento da transição energética no País.

vantagens

É uma energia renovável É pouco poluente, não emitindo dióxido de carbono (de acordo com o ciclo natural de carbono neutro)A biomassa sólida é extremamente barata, sendo as suas cinzas menos agressivas para o ambiente Verifica-se uma menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc)

Hidrogênio verde

O Hidrogênio Verde (H2V), reconhecido como fundamental para a descarbonização da economia, é a grande aposta para o futuro. É um combustível de baixo carbono desenvolvido com energias renováveis como solução para reduzir as emissões no setor de transportes e em diversos setores das indústrias. A disponibilidade de energia limpa é um fator decisivo para a atração de recursos e, neste sentido, o Brasil e o Semiárido apresentam vantagem devido à grande disponibilidade de recursos renováveis e ao baixo custo. O Brasil tem o menor custo entre dezoito paises avaliados pela BloombergNEF (BNEF).

Hidrogênio verde